Matemática

Por que ensinamos Matemática?

O ensino da Matemática tem como papel contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, na realização de atividades cotidianas. É preciso muito mais do que informar, repetir e aplicar os conceitos em exercícios para dar vida e subjetividade à aprendizagem de matemática é preciso destituir-se do formalismo, do rigor da linguagem, da rigidez das regras e deixar que os alunos sintam-se desafiados.

De acordo com o professor Larrosa (2002) - pensar não é somente ‘raciocinar’ ou ‘calcular’ ou ‘argumentar’, como nos tem sido ensinado algumas vezes, mas é, sobretudo, dar sentido ao que somos e ao que nos acontece. Dessa forma: a Matemática contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisição de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria Matemática, podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas, gerando hábitos de investigação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar e enfrentar situações novas, propiciando a formação de uma visão ampla e científica da realidade e o desenvolvimento da criatividade, entre outras  capacidades pessoais.

A Matemática é uma disciplina com características muito próprias. Para estudar Matemática é necessária uma atitude especial, assim como para o ensino não basta conhecer, é necessário criar. Tal mobilização acontece quando o sujeito percebe que algo faz sentido, tem um significado para ele, e, além disso, o desafia. A Matemática é, sem dúvida, a ciência que melhor permite analisar o trabalho da mente e desenvolver um raciocínio aplicável ao estudo de qualquer assunto ou temática. Assim, desta forma concebida, a inserção da Matemática se faz presente no currículo da instituição e na prática docente.

 

Sandra Maria de Andrade Braugini Britto

Silvio Zaleski

Vanessa Busnardo

Alexandre Machado Vieira​

Luciano de Aguiar

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano

Ensino Médio


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  • 1º Ano Ensino Médio - 1ª Lista de Exercícios - Conjuntos
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  • 5º ANO - ATIVIDADES EXTRAS DIVERSAS LIVRO 3
  • 5º ANO - EXERCÍCIOS EXTRAS DIVERSOS
  • 5º ano - Respostas da tarefa (em casa página 272 questões 1 a 3)
  • 5º ANO - REVISÃO DOS MÓDULOS 13,14 E 15 COM RESPOSTAS
  • 5º ANO - REVISÃO PARA A PROVA II - MÓDULOS: 13,14 E 15
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