Redação e Atualidades - Ensino Médio

Redação e Atualidades - Ensino Médio

A proposta de aulas interdisciplinares de redação e atualidades para os alunos do Ensino Médio é gerar a utilização do conhecimento geral, seja ele histórico, científico, social, digital ou cultural, para entender e explicar o mundo ao seu redor e preparar o nosso aluno para o ENEM e os principais vestibulares do país.

Ainda, objetiva estimular a curiosidade e capacidade de entendimento e interpretação do aluno, fazendo com que ele desenvolva competências como:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

As aulas oportunizam o desenvolvimento da capacidade de apresentar argumentos com base, ou seja, com fatos e evidências consistentes para a construção de um pensamento ético, socioambiental e propositivo, construindo textos qualitativos.

Relaciona-se principalmente com as áreas de humanas, ciências da natureza e linguagens, servindo para a obtenção de conceitos e criação de debates bem estruturados e com confronto de ideias.