Coletânea - Maternal - II A - Dia mundial do meio ambiente, 5 de junho.

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, a turma do maternal começou a pensar sobre as atitudes que devem ser associadas às práticas do cotidiano, para que cada um possa colaborar na preservação do planeta. Abordei este tema, de forma especial, para que as crianças pudessem  iniciar  a compreensão de que é fundamental que todos os indivíduos mudem suas atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais. 
Primeiramente, olhando para o globo terrestre, tentaram compreender que vivemos em único lugar: o planeta Terra. Em seguida motivados pela curiosidade, descobriram que o Brasil está dentro do imenso planeta Terra e que o país que vivem tem uma floresta linda, colorida, que vivem muitos animais.
Com imagens e o mapa do Brasil, mostrei ao grupo, toda a diversidade da natureza, a realidade do desmatamento em algumas áreas e as consequências da poluição. 
Todos ficaram muito sensibilizados e alguns pontuaram:- “Assim não vai ter mais casa para os animais e nem água pra gente tomar”.
Com esta problemática, lancei uma pergunta: “- Qual é o melhor jeito de cuidar do planeta?”, algumas ideias surgiram, porém transformar o lixo, compreendendo o conceito de reciclagem, era muito abstrato.
Para entender com clareza, a turma conheceu as lixeiras coloridas do parque da escola percebendo que para cada cor é um determinado material, procuraram em algumas embalagens vazias o símbolo da reciclagem, visitaram uma exposição de brinquedos construídos pela turma do quinto ano do ensino fundamental.
Depois de tanta discussão todos sabiam reciclar: Separar o lixo e transformá-lo! E mais, sabiam que este é o melhor jeito de cuidar do planeta. 
Com tudo isto, hora de colocar a mão na massa. Vejam quanta dedicação no momento de transformar uma garrafa pet em um divertido avião. 
Famílias, o dia 5 de junho é apenas uma data simbólica para refletirmos sobre o meio ambiente. Dia de preservar e cuidar do planeta é todo dia. Motivem seus filhos para adquirirem hábitos sustentáveis!
Professora: Cíntia.
Colaboradora: Camila
Série: Maternal II A