Coletâneas de Atividades - 2º periodo C - Dança da cadeira

Quem de nós nunca brincou de dança das cadeiras, aquela que quando para a música você tem que sentar, e quem ficar em pé sai da brincadeira?
Divertido não é mesmo? Principalmente ao relembrar um pouquinho de nossa infância tão gostosa de ser vivida. Pensando nisso brincamos no pátio com as crianças do 2º período ‘’C’’.
Para esta brincadeira você precisa ter uma cadeira a menos do que o número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada, as crianças andam dançando ao redor das cadeiras. Quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
Como na educação infantil toda atividade tem uma finalidade pedagógica, além do ato lúdico de brincar também exploramos alguns conceitos, como muito/pouco, dentro/fora, quantidades, contagem sequenciada, e movimentos, rápidos, lentos, percepção auditiva, e agilidade.
Foi sem dúvida um grande momento de descontração e aprendizado significativo.
 
Professora: Laiza Francine Schneider
Colaboradora: Patrícia
Turma: 2º período ‘’c’’