Extinção - 6° ano A,B e C

EXTINÇÃO
ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS
PROJETO: ESCULTURAS GRANDES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
TEMA: ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Colégio Machado de Assis
Série: 6° ano A,B e C
Disciplina: Artes
Professor Thiago
 
APRESENTAÇÃO 
A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão, que a considerava como base de toda a educação natural. A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. O fazer artístico favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio, a imaginação e a criatividade. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e consciente dos seus limites;  torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas. 
O projeto Escultura de Animais em Extinção visa acima de tudo potencializar o espírito de equipe, a pesquisa, o desenvolvimento de técnicas e a consciência da rica diversidade de nossa fauna assim como a fragilidade da mesma e as ameaças de extinção. A prática do projeto consiste no desenvolvimento de esculturas grandes feitas com reciclados revestidos com a técnica papietagem (revestimento com camadas de papel e cola). Cada equipe ficou responsável por pesquisar um animal de nossa fauna com riscos de entrar em extinção. 
Dentro da pesquisa eles estudaram a estrutura óssea compreendendo as articulações dos membros, o volume da massa muscular assim como a textura da superfície do animal. Após a pesquisa começou o processo de construção do esqueleto e volume utilizando materiais recicláveis com fita adesiva. Após o término do esqueleto inicia-se a papietagem e por último a escolha da textura que poderia ser tátil (rugosa, em relevo, palpável) ou gráfica (imitação da textura tátil através do desenho e pintura).