Melhores Práticas - Brincando se Aprende - 1º Ano D Professora Elisabete

Professora: Elisabete Kohn
Turma: 1° Ano D
Brincando se Aprende
A matemática faz parte do cotidiano, e desde muito cedo as crianças já têm vivências e experiências naturais, desenvolvendo seu pensamento-lógico através de ações e de interações, sendo um processo lento e gradual.
O material didático oferece, nessa faixa etária do pré-operatório, vários jogos e brincadeiras, para que o aluno aprenda de maneira lúdica, indo do concreto para o abstrato, da manipulação para a representação e da representação para a simbolização. A proposta do jogo "Nunca 10" teve como objetivo trabalhar agrupamentos através de palitos, para que compreendessem o conceito de dezena e unidade. Posteriormente manipularam o material dourado, colocando em prática os conhecimentos adquiridos, ou seja, brincando e interagindo conseguiram construir o pensamento-lógico matemático.
É importante ressaltar que as crianças vivem constantes momentos de descobertas, têm necessidade de mexer, experimentar, tocar para poder assim conhecer o novo. Necessita do concreto para poder organizar seus conhecimentos adquiridos naturalmente através do contato com outras pessoas, das interações com o grupo de amigos, ou seja, é uma construção resultante das ações da criança com o meio.