Melhores Práticas - Maquete Minimundo - 2º Período B professora Arleni

Professora: Arleni Francisco Santana Cardoso
Série: 2° Período B
Colaboradoras: Daniela e Geisa
Data: 05/11/18
Atividade: Maquete Minimundo

Neste segundo semestre um dos temas vivenciados no ambiente escolar foi "Viajando pelo Brasil". Nele realizamos algumas descobertas sobre: florestas, praias e montanhas.
Pesquisamos sobre a cidade de Gramado, que fica entre as montanhas, na região sul do Brasil. Aprendemos sobre o turismo da cidade por ser linda cheia de flores e bem cuidada, no natal ela fica maravilhosa e no inverno faz muito frio, ocorre geada e, às vezes, pode até cair neve, lá encontra-se também um famoso passeio de Maria fumaça que passa por outras cidades da região. E um dos lugares mais visitados é o Minimundo, como se fosse uma cidade dentro da outra, que começou quando um avô construiu uma casinha de bonecas para suas netas. Com o passar do tempo ele foi construindo castelos, ferrovias, aeroporto, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, tudo em miniatura.
Depois das pesquisas realizadas construímos algumas maquetes, representando o Minimundo. O trabalho foi feito em grupos, utilizamos caixas de pizza como base, e caixas pequenas de embalagens, para construir as casas e prédios, cada grupo montou seu minimundo e no final utilizamos carrinhos e bonequinhos pequenos para brincar com a maquete confeccionada.
A vivência tornou-se mais significativa no jogo simbólico em que puderam explorar a maquete com muita imaginação e também compartilhar relatos de quem já havia visitado o local.