Coletânea de atividades - 1º Ano A - Ser criança é bom demais

Turma: 1ºAno “A” (matutino)
Professora: Sonia Gouveia
 Colaboradora:  Mariluci  
 
Ser criança é bom demais
      Depois de termos realizado uma brincadeira com as crianças do 1º ano, perguntamos se alguém tinha uma novidade para relatar ao grupo. Ouvimos algumas vivências diárias das crianças, então sugerimos que tinha uma novidade muito especial, “estava chegando a semana da Educação Infantil” e iria ter um dia inesquecível na escola só de brincadeiras. É claro que foi a aquela euforia, afinal qual criança não gosta de brincar?
     No mês de abril foi sancionada a lei 12.602/12, que instituiu a “Semana Nacional da Educação Infantil”. A data será sempre comemorada no dia 25 de agosto, que é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.
                Levamos a criança refletir algumas questões como: O que é infância? É bom ser criança? O que lembra? O que mais gosta de fazer? 
    Ficamos perplexas e emocionadas diante de tantos relatos fabulosos! Então sugerimos que as crianças colocassem as ideias no papel escrevendo frases ou pequenos textos de como elas viviam a sua  infância.  
               Sabemos que a infância é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir. Tudo isso faz parte do universo infantil. Viver a infância é bom demais! É não se cansar de ser criança! É brincar, correr, pular, gritar, cantar e fazer o que mais gosta. E foi isso tudo que elas relataram em seus textos e representaram maravilhosamente a infância em forma de desenhos com tinta guache. 
    Que não deixemos morrer a criança que existe em nós! Que possamos ver a vida com simplicidade, com olhos de sonhos e esperança e assim possamos encontrar aquilo que mais almejamos, a felicidade!