Coletânea de Atividades - 2º Período A - Jogo de boliche

Professora: Rosilene Antunes
Série: 2º período A
Colaboradora: Ana Cristina
Data: 22/04/2015
Atividade:  Jogo de boliche
 
            O jogo de boliche torna-se um facilitador da aprendizagem, na medida em que estimula o desenvolvimento da orientação temporal e da percepção espacial, elementos fundamentais na rotina da criança na busca da construção de conhecimentos.
 
         Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora, pois com ele pode-se fazer a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial da criança. Além disso, também estimula sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber as distâncias entre ela e os pinos e entre os próprios pinos.
     Nossa proposta para esta atividade era que as crianças descobrissem quantos pinos derrubariam, e em seguida realizassem a contagem. Para isso, elas tinham em mãos uma folha com seu nome para que marcassem a quantidade de pinos que conseguissem derrubar. No final, foram estimuladas a fazer a contagem.
     As crianças adoraram esta atividade, principalmente por vivenciarem no lúdico, as noções matemáticas e perceberem que é brincando que a gente aprende, se desenvolve e é feliz!