Coletânea de atividades - 1º Ano E - Amigo, um tesouro a se guardar

Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Turma: 1º ano E
Data: 17/04/15
 
Amigo, um tesouro a se guardar
 
Como diz a letra da música da cantora Fernanda Brum,
 
[...] Amigo é muito mais
Do que alguém pra conversar
Alguém pra abraçar.
Amigo é uma benção
Que vem do coração de Deus
Pra gente cuidar.
É assim que você é pra mim
Como uma pérola
Que eu mergulhei pra encontrar
É assim que você é pra mim
Um tesouro que pra sempre eu vou guardar [...]
 
Com essa certeza de que amigos são preciosos como pérolas e raros como joias, é que a nossa aula de sexta-feira começou. Em rodinha, conversamos muito sobre o que é realmente “ser” e “ter” amigos. Foram inúmeras e maravilhosas as respostas que vinham do coração de cada criança. Alguns disseram:
“Eu gosto de ter amigos, porque é mais legal brincar com eles do que brincar sozinhos”.
“As minhas amigas são muito especiais profª, porque quando eu estou triste elas me abraçam”.
“Eu gosto de fazer a noite do pijama na minha casa com as minhas amigas, porque a gente brinca. E também quando a gente está no parque e alguma amiga se machuca, a gente fica do ladinho até ela melhorar”.
“Os meus amigos são os melhores profª, a gente aposta corrida, troca figurinhas e emprestamos os brinquedos no dia do brinquedo”.
Nas sinceras respostas que as crianças deram, puderam além de perceber como é bom ter amigos, compreender a importância que eles têm nas nossas vidas. Porém, a nossa conversa não parou por aí, falamos também sobre quem são os outros amigos que sempre podemos contar; a família. Assim, conversamos também sobre a importância de contar sempre a verdade para nossos amigos, mesmo que às vezes a gente ache que eles não vão gostar, mas ser verdadeiro é sempre o melhor caminho a seguir.
Dessa maneira, a nossa aula finalizou com a atividade prática, onde cada um completou em uma folha o rosto do seu amigo e após esse momento, mostrou o desenho e abraçou o amigo que escolheu. Foi maravilhosa essa aula, pois todos conseguiram entender que: “Verdadeiros Amigos são impossíveis de esquecer”.