Coletânea de Atividades - 1º Ano "A" - Monteiro Lobato e seus personagens

Professora: Sonia Regina Gouveia
Série: 1º Ano "A"
Colaboradora: Mariluci
Data: 17/ 04/15
Atividade: Coletânea Monteiro Lobato e seus personagens.
 
     Sabemos que no dia 18 de abril comemoramos o Dia da Literatura Infantil, uma homenagem a Monteiro Lobato, escritor que revolucionou a indústria literária ao criar livros que aguçaram o imaginário das crianças. Monteiro Lobato nasceu em Taubaté em 1882 e desde criança já demonstrava paixão pelos livros e pela escrita. Seu grande destaque na Literatura Infantil foi a saga do Sítio do Picapau Amarelo, iniciada em 1921, com o lançamento de Narizinho Arrebitado, e que hoje já transcende o papel e é constantemente adaptado para a televisão, seja em formato de seriado ou, mais recentemente, como desenho animado.
     Sabendo da paixão que as crianças têm pelos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo e, conscientes da importância da leitura para elas, resolvemos levar para a sala do primeiro ano um pouco da história de Monteiro Lobato e dos seus personagens. 
     Apresentamos os personagens, em bonecos de pano, e todos foram identificados pelas crianças pelos nomes e suas principais características.
Dona Benta - Avó de Pedrinho e Narizinho é dona do Sítio do Picapau Amarelo. Gosta de contar histórias para seus netos. 
Tia Nastácia -  É a cozinheira do sítio. Foi ela quem costurou a boneca de pano Emília para a Narizinho.
Narizinho - É neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Menina doce, carinhosa e inteligente, adora a vida no Sítio. 
Pedrinho - Primo de Narizinho e neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. É corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim.
Emília - É a boneca falante, é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo ideias maravilhosas. É crítica, tagarela e mandona. Nasceu muda, mas tomou as pílulas falantes do Dr. Caramujo, desandou a falar e não parou até agora. 
Visconde de Sabugosa - Ele é o cientista sábio do Sítio. 
Tio Barnabé-  É o velho que cuida do Sítio e sabe dos mistérios do mato. 
      Percebemos muita empolgação e alegra nas crianças quando pegavam os personagens no colo.  Depois de ter explorado os personagens (bonecos de pano), cantamos a música do Sitio do Picapau amarelo e, em seguida, pedimos que cada criança escolhesse um livro de literatura para ler.
      Sabemos que as crianças que crescerem estimuladas a ver os livros como uma diversão, serão adultos mais produtivos e, com certeza, serão acadêmicos que não terão dificuldades na leitura e na compreensão de texto, características  básicas para qualquer área acadêmica.