Coletânea de Atividades - 1º Ano D - Dinâmica dos Balões

Coletânea de Atividades
Professora: Elisabete Kohn
Série: 1º Ano “D”
Colaboradora: Andressa
Atividade: Dinâmica dos Balões
Trabalhar com dinâmicas é fundamental durante o período escolar, pois é um valioso instrumento educacional, que pode ser utilizado para o processo de ensino e aprendizagem, e permitir o trabalho em grupo, promovendo o encontro de pessoas em que o saber é construído junto.
Nossa dinâmica começou com a entrega de balões, e em seguida foi lançado um desafio. Cada criança teria que colocar a ficha do seu nome dentro dele, ainda vazio, sem rasgar ou amassar. Foi um momento de grande troca de ideias e experiências, oportunizando um consenso coletivo, em que todos aderiram a uma ideia, de enrolar suas fichas, para que então, pudessem colocá-los nos balões e enchê-los. Ao som de uma música, brincaram com eles, onde todos os balões se misturaram e ninguém mais sabia qual era o seu. Ao término dela, cada uma pôde pegar um balão e estourá-lo, tendo como objetivo descobrir a quem ele pertencia, dando um forte abraço no amigo (a), entregando sua ficha. 
Esta dinâmica contribuiu de forma lúdica no processo de aprendizagem, na qual todos se apresentaram com suas fichas, explorando os nomes, as quantidades de letras e as letras do alfabeto, enfatizando as consoantes e as vogais. Sem dúvida, esse conhecimento deixou de ser individualizado e passou a ser de todos, coletivizado, tendo a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente, ou seja, de modo afetivo e intelectual, em uma atividade onde a criança é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma. É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os integrantes, pois só assim se sentirão donos do saber alcançado.