Coletânea de Atividades - 1º Ano F - O encanto da primavera, no olhar e na escrita das crianças

Data: 23/09/14
Turma: 1º ano F
Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
 
O encanto da primavera, no olhar e na escrita das crianças
 
Despertar na criança que está sendo alfabetizada o gosto pela escrita e pela leitura é maravilhoso. Perceber as suas evoluções e deixar que cada uma possa contribuir com os colegas expondo suas ideias e pensamentos, é proporcionar um momento de não apenas aprender coisas referentes à escola, mas sim, conhecimento e vivência de mundo.
Assim, o Dia da Árvore e o início da primavera, foram o nosso tema para a nossa produção textual coletiva. Todos participaram, deram sugestões de palavras e ideias, formando assim, um belíssimo texto. Porém, não falamos e escrevemos apenas sobre o belo, mas também, sobre a nossa responsabilidade enquanto cidadãos para com a natureza.  
Aprendemos sobre algumas flores da época e sobre o Ipê Amarelo, que é uma árvore típica da região brasileira. Um dos pontos auge da nossa produção textual foi ter visto pessoalmente essa árvore num dos passeios que fomos. Dessa maneira, eles puderam não apenas imaginar e criar, mas também aprender pela observação na realidade. 
 
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.