Coletânea de Atividades - 1º Ano G - Sistema monetário

Sistema monetário
 
     É muito difícil imaginarmos o mundo sem dinheiro, não é verdade? Ele existe em todos os Países e tem uma história tão antiga quantos os primeiros registros escritos da humanidade.  
     O dinheiro é para a maioria das pessoas moedas, cédulas, cartões de créditos e fundos na conta bancária. Para outros com um passado não tão distante, trata-se de pedras, conchas, pois eram objetos considerados de valor. O que caracterizava alguma coisa como dinheiro é o fato de que ele constitui um meio de pagamento reconhecido e aceito por determinada comunidade.
     As crianças desde pequenas têm contato com o dinheiro, pois ele já faz parte de seu cotidiano, quando acompanham seus pais nas compras do dia a dia como nas lojas, no supermercado ou na feira, etc.
     Pensando nisso propomos uma construção de um Brechó na sala de aula, em que as crianças escolheram objetos e brinquedos e colocaram preços. Nessa brincadeira do faz de conta umas foram funcionários do brechó e outras clientes em que compravam as coisas.
     O principal objetivo dessa atividade foi de levar a criança a ter contato com o dinheiro (cédulas e moedas sem valor) que a fizesse a relacionar números, quantidades, medidas e incentivar a contagem, o cálculo mental e o cálculo estimativo.    
     Percebendo o entusiasmo das crianças por esse universo do sistema monetário resolvemos levá-las no mercadinho perto da escola para vivenciarem uma compra como também fazerem pesquisa sobre os preços dos produtos vendidos. Cada criança teve a oportunidade de levar R$ 2,00 para comprar um docinho.
     Acredito que essa experiência nos mostra que o trabalho de agrupar, de trocar oferece maior autonomia à criança como também habilidades cognitivas e conhecimento lógico matemático. 
 
Turma: 1º ano “G” 
Professora: Sonia Gouveia
Colaboradora: Andressa