Coletânea de Atividades - 1º Ano E - O semeador e as sementes

Professora: Elisabete Kohn
Colaboradora: Adriana
Série: 1º ano “E”
Atividade: O semeador e as sementes
Com o objetivo de promover o letramento científico através do livro didático, realizamos em sala de aula um rico experimento: plantio de sementes. Nesse experimento as crianças puderam acompanhar e observar o passo a passo do desenvolvimento de uma planta.
A atividade teve inicio com uma linda mensagem, com a qual as crianças puderam fazer uma analogia referente às suas ações do cotidiano. Ações positivas ou negativas, mas que, futuramente colherão aquilo que plantaram: carinho, amor, compreensão, respeito, valores, virtudes, ou seja, os dons de Deus. Foi um momento de muita reflexão, repleto de emoções! 
As crianças, com muita dedicação, prepararam o lar de suas sementes preciosas, tudo feito com cuidado para que as sementes pudessem germinar com êxito. Primeiramente fizemos o plantio individual de sementes de girassol. Em seguida, trabalhamos em equipes com o plantio de sementes de feijão. Com os feijões tivemos diferentes experimentos para que pudessem observar e tirar suas próprias conclusões: feijões no algodão seco, no molhado, e na terra, sendo todos expostos a luz solar. Depois colocaram numa caixa, com tampa, sementes de feijão com algodão molhado e outras sementes em terra molhada, sem a presença de sol e de ar renovado.  
A cada dia que passava todas as crianças, uma a uma, com grande entusiasmo e expectativa, acompanhavam o desenvolvimento das sementes. Foram dias de alegria, motivação, euforia e de grande aprendizado, pois perceberam e vivenciaram tudo de que as plantas necessitam para viver. Parabéns crianças! Vocês com certeza são excelentes semeadores, continuem assim, pois colherão ótimos frutos!