Coletânea de Atividades - 1º Ano A - Dia da alfabetização

Coletânea de Atividades - 1º Ano A - Dia da alfabetização
 
    No dia oito de setembro comemoramos o Dia da Alfabetização. Por isso, iniciei a aula perguntando para as crianças se era importante LER e ESCREVER. E para o meu encanto responderam: “-Claro que sim!” E fizeram relatos empolgantes e significativos de dar orgulho para qualquer professor. 
    Normalmente nossos alunos estão em contato com meios em que aparece a linguagem oral e escrita, seja na televisão, no tablet, no rádio, panfletos e em muitos outros. Antes mesmo de frequentar a escola muitas crianças já conhecem e diferenciam letras de números e sabem onde e quando utilizá-los. Elas ainda não sabem ler totalmente, mas são consideradas letradas. Pois já constroem muitas ideias sobre a escrita, apesar de ainda não compreenderem como funciona o código alfabético. Portanto, a escola não é a única responsável pela alfabetização das crianças. Ela apenas dá continuidade a um processo que está em andamento.  
    Sendo hoje o Dia da Alfabetização, desejamos cultivar no coração dessas pequenas crianças esse desejo ardente e a importância de aprender a ler e escrever de forma prazerosa e inteligente.
   Propusemos à turma uma dramatização da história do “Coelhinho que não queria estudar”. Colocamos roupas coloridas, criamos cenário e, “ação”!
    “Conta-se a história de um coelhinho chamado Juquinha que só queria brincar com os amigos. Quando os amigos iam para a escola ele ficava triste, pois achava que estudar não era importante.
    Um dia, Juquinha foi passear na casa do Sr. João de Barros. Ele tinha acabado de pintar uma cadeira e deixou um bilhete assim: 
    -CUIDADO TINTA FRESCA.
    Como Juquinha não sabia ler sentou-se na cadeira e ficou com o traseiro sujo de tinta. Os amigos, quando viram o coelhinho, acharam engraçado e começaram a rir da situação.
    Nesse dia o coelhinho aprendeu uma grande lição que ler e interpretar os bilhetes era muito importante. Imediatamente falou para os amigos:
  _Quero ir para a escola ainda hoje e aprender a ler e escrever, vocês me ajudam?”
   Acredito que dessa forma brincando de teatro as crianças internalizaram com alegria o verdadeiro valor da alfabetização.
  Depois de muitos aplausos para os nossos pequenos artistas, fomos à biblioteca. Cada criança escolheu um livro e, ali mesmo, no puf, no chão ou nas almofadas, demostraram como é mágico e encantador esse universo da leitura!     
 
Turma: 1º ano “A”
Professora: Sonia Gouveia
Colaboradora: Mariluci