Coletânea de Atividades - 1º Período A - Brincadeira de criança, como é bom...

Coletânea: Primeiro Período ”A”
Data: 28/08/2014
Professora: Marley Maria Salfer Devigili
Colaboradora: Marisa 
Título:
Brincadeira de criança, como é bom...  
  
Sabemos que a brincadeira é a forma mais completa que a criança tem de se comunicar consigo mesma e com o mundo, ela passa a fazer novas descobertas e obtém o aperfeiçoamento de diversos estímulos, essenciais para a sua formação como coordenação motora, raciocínio, autonomia, identidade e criatividade. Desse modo percebe-se que os brinquedos preparam as crianças para o mundo e as ensinam a resolver problemas futuros. A criança começa desde muito cedo a mergulhar no universo da brincadeira, da fantasia e do faz de conta, entrando em contato com o mundo que a cerca.  
Foi assim que a turminha do 1º Período “A” no dia do brinquedo, brincou muito com os seus brinquedos e com as barracas que montamos na sala. As crianças foram desenvolvendo vários papéis, as meninas na casinha brincavam de mamãe e filhinha, fazendo comidinhas bem gostosas. Também passearam na barraca em forma de ônibus com suas ‘filhas’. Já os meninos preferiram ficar no ônibus e brincar com as pistas e carrinhos, também se aventuraram um pouco na cozinha para fazer um lanchinho.  O Victor preferiu trabalhar no escritório. .   
Foi muito divertido! As crianças participaram de forma animada, brincaram em pequenos grupos exercitando a socialização e aprendendo a relacionar-se com o outro, bem como a lidar com as frustrações dos desejos não realizados.  
 Para terminar a atividade todos ajudaram a guardar os brinquedos nos seus devidos lugares e organizaram a sala.       
 
“O brincar oferece a possibilidade de que nos tornemos mais humanos, abrindo uma porta para sermos nós mesmos. O brincar surge como oportunidade para o resgate dos nossos valores mais essenciais como seres humanos.” (Friedmann, 2003).