Coletânea de Atividades - Maternal II B - CINCO SENTIDOS

Coletânea de Atividades
Turma: Maternal II B
Professora: Mariana Aparecida de Mira
Colaboradora: Carin Alessandra de Souza
 
CINCO SENTIDOS
 
O meio em que vivemos não é apenas para ser visto, mas para ser tocado, cheirado, ouvido e degustado e a escola é um dos ambientes onde as crianças podem primeiramente ter essas percepções de como explorar o mundo por meio do corpo e dos cinco sentidos.
Desenvolvemos essa atividade de modo significativo para que os pequenos pudessem manusear diversos objetos, desenvolvendo suas potencialidades de expressão e comunicação, estimulando sempre a curiosidade e a atenção da criança. Além disso, aguçar os sentidos, atribuindo significado as sensações, sentimentos e imaginação.
Iniciamos com a audição, onde brincamos de bingo dos sons, as crianças “abriram” os ouvidos e atentas marcaram na cartela. Para o tato foi proposto que tivessem contato com diferentes texturas, através de um tapete sensorial, com lixa, tampinhas de garrafas, algodão, CD...
Trabalhamos o olfato sentindo o cheiro do pó de café, perfume, álcool, queijo, tomando as devidas precauções. E o paladar experimentando alguns alimentos doces, salgados, azedos, como o limão, chocolate e amendoim.
Para finalizar brincamos de cabra-cega, onde pudemos perceber o quanto nossa visão é importante e como é difícil realizar atividades com os olhos vendados sem conseguir enxergar.