Coletânea de Atividades - 1º Ano B - Origem da Festa Junina no Brasil

Turma: 1º ano B
Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Tema: Origem da Festa Junina no Brasil
 
É muito comum no mês de junho acontecer à festa junina aqui no Brasil. Mas são poucas pessoas que conhecem a origem dessa festa tão popular. Pensando nisso, o 1º ano teve a oportunidade de ver algumas curiosidades sobre esse evento que é conhecido em todo o nosso país e deliciar-se com algumas das suas culinárias. 
Embora essa festa tenha origem nas festas dos santos populares: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e Festa de São Pedro e São Paulo, hoje em dia ela possui caráter multicultural, onde acontecem várias apresentações. As mais conhecidas são Quadrilha, Dança da fita e Casamento Caipira. Também são usados muitos instrumentos musicais, como: cavaquinho, sanfona, triângulo, reco-reco, entre outros, que expressam as músicas populares e folclóricas que conhecemos.
As roupas caipiras retratam a cultura do povo campestre, conhecida principalmente no nordeste do Brasil. As decorações com que se enfeitam os arraiás tiveram início em Portugal, na mesma época em que eles descobriram os balões de ar quente e pólvora. Porém, hoje é expressamente proibido no Brasil o uso desses balões, por apresentar perigo tanto aos homens, como para a natureza, caso eles caiam. 
Vale lembrar que esta festa recebeu tal nome devido acontecer no mês de junho e por isso é muito comum encontramos comidas da época, como canjica, pamonha, milho cozido, pipoca e bolo de milho. Mas é claro, não podemos esquecer do arroz-doce, cocada, quentão, pé-de-moleque, batata doce, pinhão, amendoim, etc. Enfim, é uma grande festa conhecida e vivenciada por todos os brasileiros.