Coletânea de Atividades - 1º Ano A - Futebol do Machado de Assis

Professora: Sonia Gouveia
Série: 1º Ano A
Colaboradora: Mariluci
 
Futebol do Machado de Assis
 
       Nossa escola está no clima da copa e as crianças do 1º ano estão muito motivadas principalmente pelas vitórias conquistadas do Brasil até o momento.  Aproveitando a oportunidade, falamos da vida de um pintor brasileiro, Candido Portinari e sua obra de arte “Futebol em Brodósqui”. Este grande artista nasceu em São Paulo, na data de 30 de dezembro de 1903. 
            A obra: “Futebol em Brodósqui” representa as partidas de futebol que Portinari viveu em sua infância. Portinari retratou um dos poucos momentos de felicidade em sua infância pobre. 
            Depois de muita reflexão sobre a obra do artista, propomos em grupo criar uma obra de arte. Mostramos uma folha de isopor em branco e perguntamos que cor seria o nosso campo. Optaram pelo verde do gramado e pintaram com guache. Em  seguida cada criança criou o seu boneco utilizando eva, palito e cola quente. Para concluir, colamos o rostinho (foto) de cada criança no boneco. Foi muito legal! 
            Cada criança colocou o seu boneco no campo, um belo time de verdade, não de onze jogadores mas, de dezenove crianças lindas!
          Propus também que escolhessem o nome para a obra de arte, surgiram vários nomes interessante, o que mais gostaram foi: “Futebol do Machado de Assis”.   
            Esse time com certeza já é campeão! Parabéns a todos pela criatividade, parceria, organização e capricho. 
 
 
Obra: “Futebol em Brodósqui” – Cândido Portinari- 1935