Coletânea de Atividades - 1º Ano C - O Jogo e a Criança

Coletânea de Atividades: 
 
Professora: Elisabete Kohn
Turma : 1º ANO “C”
 
De um modo geral as crianças são fascinadas pelos jogos e pelas brincadeiras. O livro didático de Alfabetização Matemática oferece muitos desafios, propondo atividades lúdicas através dos jogos. “O jogo para a criança não representa apenas diversão, ou uma distração, normalmente para ela é um empreendimento sério, pois mexe com sua auto-estima e com sua competência, exigindo dela autocontrole em relação aos seus sentimentos, principalmente na hora da perda, podendo apresentar dificuldades em aceita-la.” (Bettelheim, 1990).
Antes de iniciarmos a brincadeira, discutimos as regras e os combinados, para depois as crianças formarem as duplas. Foi fantástico! Todas interagiram de maneira amigável, demonstrando entusiasmo, cooperação e concentração. Aos poucos as duplas foram mudando de parceiros, com o objetivo de instigar as relações interpessoais, ampliando seus grupos de amizades.
Enfim, além de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, estimulando a concentração e raciocínio lógico, o jogo também exerce um valor significativo no processo de desenvolvimento emocional, permitindo que a criança reflita a respeito de seu comportamento: através da brincadeira a criança conquista domínio sobre o mundo externo e aprende também sobre relações pessoais quando começa a entender que tem que se ajustar aos outros, se quiser que a brincadeira continue.