Coletânea de Atividades - Meu caderno, minha obra de arte - 1º Ano E

COLETÂNEA DE ATIVIDADE: MEU CADERNO, MINHA OBRA DE ARTE
 
PROFESSORA: ELISABETE KOHN
TURMA: 1º ANO “E”
 
A criança quando chega no primeiro ano, está cheia de expectativas, gerando uma grande ansiedade, pois para ela é o momento de aprender a ler e escrever.  A fase escolar na infância é repleta de significados, momentos que deixarão no futuro muitas saudades, principalmente quando chega no primeiro ano, é um marco em sua vida. Uma fase muito importante e especial, pois está apta para ser alfabetizada. E para enfatizar ainda mais esta passagem, adotamos um caderno muito especial. Um caderno que pudesse deixar marcas da evolução e do aprendizado, uma verdadeira “Obra Prima”
As crianças de um modo geral são fascinadas pelos trabalhos artísticos, especialmente quando produzidos com tintas. Pensando nisso elaboramos uma atividade que pudesse, além de despertar o interesse, pudesse despertar a sensibilidade e a criatividade, possibilitando, em sala de aula, um espaço rico de significados. 
A atividade transcorreu de forma tranquila e muito prazerosa, deixando livre a criatividade, a forma de expressão e a manifestação de sentimentos.  Durante o trabalho as crianças trocaram informações e sugestões, ampliando seus conhecimentos e expondo seus potenciais. O resultado foi surpreendente, as obras ficaram lindas! Foram coladas em seus cadernos, para que sejam apreciadas e compartilhadas durante todo o ano letivo. 
De acordo com Hernández, o espaço da sala de aula precisa estar carregado de significados, isto é, espaços preenchidos com representações criadas pelas próprias crianças, numa exposição para que todos possam observar e trocar informações, deixando sua marca, valorizando a individualidade.