Coletânea de Atividades - A Árvore da amizade - 1º Ano C - A Árvore da Amizade

Professora: Elisabete Kohn
Colaboradora: Carin
Série: 1º ano “C”
Atividade: 
 
Todos nós somos únicos e especiais, somos presentes de Deus. Presentes que precisam ser abertos com carinho, atenção, respeito, e muito amor. Partindo desse princípio é que surgiu a Dinâmica da Árvore, tendo como objetivo criar e fortalecer laços de amizade.
A árvore foi construída pelo grupo, e cada criança nesse momento manifestou sua opinião a respeito do conceito, da importância, e de como preservar uma amizade. Após todo esse diálogo, através de um sorteio, cada criança entregou seu coração para um amigo, fazendo um acordo, de que, a partir daquele dia teriam que cuidar muito bem do amigo do coração, lembrando diariamente de suas responsabilidades, que foram elencadas pelo grupo: ajudar, cuidar, respeitar, carinho, amor, ser educado, dividir e brincar. Todos, muito satisfeitos, concordaram em fazer o possível para manter a boa convivência do grupo, fortalecendo a cada dia seus laços de amizade. Foi fantástico!! 
Essa atividade é muito significativa, por ser lúdica, faz com que a criança internalize de maneira simbólica princípios e valores para a sua formação pessoal, refletindo em suas relações interpessoais. 
“Abençoados os que possuem amigos, os que os tens sem pedir. Porque  amigo não se pede, não se compra, nem se vende. AMIGO a gente sente!”
Machado de Assis