COLETÂNEA DE ATIVIDADES - 1º Ano D - Atividade de linguagem oral e escrita

Professora: Sonia Aparecida F. de Oliveira
Colaboradora: Andressa
Serie: 1ª ano D
Atividade de  linguagem oral e  escrita 
“jogos” 
 
Brincar com criança não é perder tempo, é
ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é vê-los sentados
enfileirados em salas sem ar, com exercícios
estéreis, sem valor para a formação do homem.
Drummond
Os jogos quando bem utilizados, são uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem de nossos alunos, além de fazer com que as aulas se tornem prazerosas e dinâmicas. Dessa forma, creio que os alunos terão interesse em participar desse momento lúdico de aprendizagem na sala de aula.
O brincar permite ainda, aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade.  Deste modo, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Para tanto, o saber escolar deve ser valorizado socialmente e a alfabetização deve ser um processo dinâmico e criativo através de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade. Com a utilização desses recursos pedagógicos, o professor poderá utilizar-se, por exemplo, de jogos e brincadeiras em atividades de leitura ou escrita. As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais. 
E é nesse ambiente divertido e motivador que seu filho aprende a ler, escrever, interpretar. Apreciem esses momentos através das fotos.