Coletânea de atividades - 1º Ano F - Natal

Turma: 1º Ano “F”
Professora: Sonia Gouveia
Colaboradora: Vanessa
Natal
        A turma do 1º ano já está na expectativa do Natal. O mês de novembro apenas começou e logo vimos por todo lado luzes coloridas, enfeites, presépios, a cidade e as nossas casas ganhando cara nova.
        Quem não se encanta com essa festa tão linda que é o Natal? 
Levei para a sala de aula uma caixa com várias toucas brancas e vermelhas e logo perguntei: -O que tem dentro dessa caixa?
Surgiram várias opiniões, comentários, entre eles o Papai Noel. Então propus que cada criança colocasse uma touca para ouvir a verdadeira história de Natal.
         Falamos do menino Jesus, dos símbolos Natalinos e claro do bondoso e amado velho Noel, tão presente nas nossas festas de Natal e na imaginação de cada criança. 
         Depois de muita conversa propomos que cada criança pensasse num símbolo natalino e fizesse um trabalho artístico. Mãos a obra! Muitos papéis coloridos, cola, glitter, lantejoulas e criatividade!
        Sabemos que falta ainda um mês para o Natal, mas alegria, empolgação e criatividade das crianças foram o suficiente para dar um brilho todo especial e tornar o Natal de cada um ainda mais bonito. 
         Você sabe qual é a origem do Natal e o significado dessa comemoração?
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
         As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano um da nossa História.