Coletânea de atividades - 1º Ano B - Criando com dedoches

Data: 12/11/13
Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Turma: 1º ano B
 
Criando com dedoches
 
Ao brincar as crianças começam a entender o mundo, assim aprendem a ouvir, representar, falar, inventar, imitar, negociar, imaginar, ou seja, aprendem a respeitar as opiniões do outro, a expor suas ideias, tomar decisões, fazer escolhas e resolver conflitos.
As crianças estão envolvidas no universo da fantasia, no qual muitas vezes mistura o mundo real com o imaginário. Ao construir histórias, as crianças expressam vontades, reforçando a sua identidade. Assim, elas podem criar e recriar momentos e situações, onde elas são o personagem principal, ou seja, normalmente são princesas, fadas e super heróis. Dessa forma, vão compreendendo o mundo que as cerca, contribuindo para o processo da autonomia e socialização.
Com as crianças do 1º ano essa experiência de construir, contar e dramatizar histórias, não é diferente. Pelo contrário, por ter um vocabulário mais extenso que as crianças menores, suas fantasias são de muita aventura e detalhes. Dessa forma, ao contar, eles nos surpreendem, pois vão misturando detalhes da sua vida particular, com a história que foi criada. 
Enfim, foi uma experiência muito gostosa criar através de dedoches, pois eles iam brincando com as pontas dos dedos e utilizando os personagens do Sitio do Picapau Amarelo, ao qual já haviam estudado e conhecido anteriormente à vida de cada um deles, e acima de tudo, iam descobrindo a própria capacidade de ser autor.