Coletânea de Atividades - 1º Periodo C - O Ar que respiramos

Tema: O Ar que respiramos.
Turma: 1º período “C”
Professora: Patricia de O. Hoepers
Colaboradora: Priscila
 
Você sabia que o vento é o ar se movimentando em várias direções? Podemos viver sem o Ar? É possível desenhar o AR?
Partindo desses questionamentos a turminha do 1º período “C” juntamente com a turma da ciranda, puderam aprender sobre a importância do AR para nossa vida.
Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra, ou seja, o ar está presente em todo o planeta Terra e é fundamental para a existência da vida. O ar é o elemento que respiramos e também utilizamos para encher balões, pneus, mover objetos, gerar energia, etc.
Para que o aprendizado se dê os alunos tiveram várias atividades lúdicas para compreender como cuidar do Ar.
 Cada aluno teve que encher um balão com ar e depois esvaziá-lo para assim entender a existência do ar; cada um coloriu seu cata- vento, que foi construído juntamente com todo o grupo. A turminha participou de uma experiência, pela qual aprenderam sobre a existência do ar e sua força: a experiência da "Cartolina Grudenta". Durante a experiência, as crianças disseram: ISSO É MÁGICA!!!
COMO FAZER
1. Encha o copo com água. 
2. Recorte um pedaço da cartolina (deve ser maior que o tamanho da boca do copo). 
3. Deslize a cartolina sobre o copo, tapando-o. 
4. Vire o copo de cabeça para baixo e levante o copo. 
O QUE ACONTECE
A cartolina não cai, segurando toda a água dentro do copo. Por que acontece? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força de baixo para cima na cartolina, maior que o peso da água do copo. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima da água por causa do copo, a água não cai. Para as crianças na educação infantil, explicamos numa linguagem simples: o ar faz força de baixo para cima não deixando a água cair.
Esta atividade foi bem interessante, o grupo participou com muito ânimo, pois vivenciaram momentos de novas experiências e muita diversão.