Coletânea de Atividades - 1º Ano F - AUTORRETRATO

TURMA: 1º Ano “F”      
PROFESSORA: Sonia Gouveia
COLABORADORA: Soeli
 
Coletânea de Atividades - 1º Ano E - AUTORRETRATO
 
       Levei para a sala de aula o livro Autorretrato de Renata Bueno, e entonando a voz comecei:
 Era uma vez...
 Uma lenda, história, prosa ou poesia?  Em poucos segundos total silêncio, e todos os olhares estavam direcionados ao livro que estava em minhas mãos e a imaginação tomava conta daquele lugar. 
       O Autorretrato de Renata Bueno traz a prosa poética em diário, registram momentos, sentimentos e questionamentos do eu, do você, do ele, de nós todos. Há, ao virar das páginas, tentativas de se responder a pergunta que consideramos a mais difícil, já que sempre tem mais de uma resposta para ela: Afinal quem sou eu? Quem somos nós?
        Olhar para si profundamente pode provocar dúvidas a respeito de quem somos e ao mesmo tempo, aguçar a busca do autoconhecimento. Renata Bueno expressa, nesse livro Autorretrato, as suas sensações nos mais diversos momentos, criando um universo de imagens que compõem um rosto, em que cabem muitas histórias e muitas pessoas. 
        Notando o envolvimento das crianças pelo texto, propus que cada uma fizesse o seu autorretrato. O desafio era usar apenas papel rasgado e cola. Amei! Ficaram lindos demais! 
        Sabemos que aprender é um ato dinâmico e reflexivo. Para isso precisamos oferecer atividades significativas e desafiadoras!