Coletânea de atividades - 1º Ano A - ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

TURMA: 1º Ano “A”    
PROFESSORA: Sonia Gouveia
COLABORADORA: Mariluci
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
 
As crianças do 1° ano estudaram sobre os animais de estimação e com isso percebi que 90% delas têm um animalzinho em casa que cuidam com muito carinho.
Todas manifestaram o seu desejo de trazê-lo para a escola, para o coleguinha conhecer seu animalzinho. Imaginam quantos cachorros, gatos, papagaios, peixes e até coelho viriam? Então propus uma atividade que pudessem trazê-los na imaginação. 
- Que tal fazermos com argila o nosso animal de estimação? Foi aquela euforia, e mãos a massa!  
Além de perceberem a temperatura do barro, a textura e a cor, o que mais me chamou atenção foi que as crianças enquanto moldavam a argila, falavam o tempo todo das características físicas de seu bichinho, o tamanho dele, a cor, o que gostava de comer, como era a sua casinha e os cuidados necessários que o bichinho precisava ter, principalmente, higiene e vacinação. Isso foi muito legal!
Sabemos que os animais de estimação são grandes incentivadores no desenvolvimento infantil, da independência, da responsabilidade e das relações de troca. A convivência com um bichinho contribui muito para o desenvolvimento emocional, sócio efetivo e sensorial da criança, ela aprende desde cedo a respeitar a vida e a natureza de maneira ativa, compreendendo com naturalidade os cuidados e carinho que essa relação exige.