Coletânea de atividades - Maternal II A - O brincar na educação infantil

Professora: Cíntia Duarte
Colaboradora: Camila.
Série: Maternal II A
 
Título: “O brincar na educação infantil”.
 
É natural da infância brincar, as crianças imaginativas como são criam brincadeiras com todos os elementos que estão a sua volta, desde uma simples tampinha que se transforma em uma carrinho, ou folha de papel que passa a ser um mapa do tesouro.
Observando esta característica especialmente na criança de três anos, onde ela é capaz de fazer também o jogo simbólico (que chamamos das brincadeiras de faz de conta), é fundamental fazer parte da rotina escolar o tempo para a brincadeira. Neste “tempinho gostoso” da aula, com brinquedos, as crianças representam diversos papéis; médicos, professoras, mamãe, papai ou até mesmo um filhinho desobediente.
Estas brincadeiras, para nós profissionais da educação infantil, são oportunidades para ensiná-los a compartilhar brinquedos, espaço, discutir ideias, priorizar sempre o diálogo e que para conviver com o outro é necessário existir muito respeito. Valores necessários para a vida toda!
Assim, ressignificando várias situações do seu cotidiano é que a criança compreende a sua rotina e faz assimilação de regras e entende a sua função social.
Como parte de nossa proposta para a educação infantil entendemos que: “Educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens que visam incentivar a reflexão, o diálogo, a corresponsabilidade, a solidariedade, autonomia e o  respeito as diferenças. Acreditamos ser essa a melhor maneira de aprender a ser, conviver , fazer e aprender”.