Projeto Pedagógico - 2º periodo - O Corpo Humano, a máquina da vida

 

Projeto: O Corpo Humano, a máquina da vida
                             
 
Professoras: Laiza Francine Schneider
                         Rosilene Antunes
Turmas: 2º períodos ‘’A, B, C e D’’. 
 
Áreas de Conhecimento: Natureza e Sociedade e Movimento. 
Objetivo Geral:  Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes. 
 
Objetivos Específicos:  
 
Conhecer as partes e órgãos do corpo e nomeá-las;
Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;
Aguçar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;
Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;
Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem através do desenho;
Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;
Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
Medir o tamanho, peso e altura da turma e expor na sala de aula;  
Reconhecer os órgãos de sentidos;
 
 
Justificativa: 
  Já parou para pensar o quão incrível é o corpo humano?
Daria para ficar horas e horas analisando tudo e pensando: "Uau! como tudo funciona perfeitamente!"
 
O projeto ‘’CORPO HUMANO A MÁQUINA DA VIDA’’ nasceu para dar significado às perguntas frequentes de nossas crianças, pois, é na infância  que elas  querem saber tudo sobre o corpo, porque é o período no qual ocorrem as descobertas. Braços, pernas, mãos, enfim, o corpo humano vai aos poucos sendo desvendado pela curiosidade.
Para que a criança tenha consciência de seu corpo é importante que ela perceba a sua importância e cuidados que devemos ter com ele. Desta forma, neste projeto iremos enfatizar questões de higiene, alimentação e saúde, como a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras, higiene para o nosso bem-estar e saúde, bem como exercícios físicos.
  
Inteligências envolvidas: cinestésica corporal,  pictórica e linguística. 
Competências e Habilidades:  Natureza e sociedade, Movimento
Conceituais
Expressão corporal;
Motricidade fina e ampla;
Brincadeira simbólica dirigida;
Domínio do corpo no espaço;
Procedimentais
Expressar-se por meio de movimentos corporais (sensações, sentimentos); 
Controlar os próprios movimentos (amplos e finos); 
Ter a oportunidade de utilizar gestos, posturas, ritmos para se comunicar ( mímica, sombras); 
Jogar jogos de acertar o alvo ( forca, percepção);
Atitudinais
Respeito pelos limites do seu corpo;
Prazer pelos momentos lúdicos;
Tentativas de desafiar alguns limites corporais;
Duração: 7 semanas
Avaliação: Confecção de um chaveiro em formato de coração com feltro e fibra; Questionamentos:   
Qual a função do coração? 
Seu coração bate mais forte quando...
Seu coração fica triste quando...
Literaturas:
Sid o cientista: cérebro;  Sid o cientista: Ossos;  Sid o cientista: Músculos;
Sid o cientista: Pulmões;  Sid o cientista: Estomago;
É bom saber, viagem pelo corpo humano ( SUGERIR AQUISIÇÃO)
Vídeos:
A carrinha mágica;  Sid o cientista (todos citados á cima)
Músicas:
Vem que eu vou te ensinar;  Cabeça, ombro, joelho e pé;  Pai Francisco;
Meu boneco de lata;  Eu mexo um dedo;