Momento Cultural - 1º Ano - A importância de ouvir histórias na fase infantil

Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Turma: 1º ano E
Tema: A importância de ouvir histórias na fase infantil
Todas as pessoas gostam de ouvir uma boa história, seja ela real, fictícia, romântica, ou que envolva drama e suspense. Com as crianças não é diferente. Elas adoram uma boa aventura, com uma “pitadinha” de fantasia, onde possam criar, imaginar e viver a vida dos personagens. 
Sonhar com super heróis, fadas, duendes, bruxas, poções mágicas, varinhas de condão, castelos, tudo isso faz parte da infância. Um mundo misterioso, porém gostoso de ser imaginado, onde a cada olhar, fala ou gesto, as crianças vibram junto com os personagens.
Ao interpretar uma peça teatral, poesia, músicas ou histórias, a criança interage de modo prazeroso com o momento de aprendizagem. Onde ela coloca em sua dramatização, entonação de voz, sentimentos e muitas vezes, inventa a mais do que é sugerido.
Vale mencionar, que toda criança que tem contato desde cedo com livros e histórias, torna-se uma ótima leitora e consequentemente, uma escritora com qualidades e que com certeza fará belíssimas produções textuais, ricas em detalhes e com vocabulário significativo.
Dessa maneira, quando as crianças do 1º ano recontam ou inventam uma história, seja ela escrita ou apenas na oralidade, elas demonstram muitas emoções, conforme vão lembrando ou imaginando. Medo, tristeza, alegria, raiva, felicidade, amor, são sentimentos que cada criança em sua amplitude de “ator e/ou escritor”, transmite ao atuar ou escrever suas histórias.