Coletânea - Mari coletânea - Maternal I B - Sons do corpo: coração

Professora: Maricléia da Silva Ladewig
Colaboradora: Patrícia
Série: Maternal I B
Atividade: 
 
Sons do corpo: coração
 
         “Tum, tum, tum, quem bate aí?” 
Assim iniciamos a atividade sons do corpo: o coração. 
        Aos poucos as crianças estão descobrindo os sons que o nosso corpo produz e hoje chegamos ao coração; órgão importantíssimo do nosso corpo, aquele que representa o amor, a dor, a emoção. 
         Começamos com a música “O pintor de Jundiaí” e também com um coração de pelúcia. Enquanto cantávamos, o coração ia passando de mão em mão, em seguida, fiz algumas perguntas como: “Todos tem coração? Onde fica o nosso coração? Ele faz barulho? Qual?”
         Escutei o sonzinho do coração de todas as crianças e depois eles escutaram o som do meu coração. Pulamos imitando as batidas do coração e fomos para o nosso boneco de formas, desenhar o órgão que estávamos trabalhando. Foi muito legal, pois todos apontaram para o peito.
        Trouxe um tambor e carimbos de coração e propus uma atividade. Conforme eu ia tocando o tambor, eles iam carimbando o coração. Foi um momento muito rico, pois além de respeitarem o ritmo eles também imitavam o barulho. 
         Culminamos a atividade com muita alegria, cada criança tocou o tambor imitando o som do seu coração. Dançamos, pulamos, nos abraçamos e aprendemos que amar é muito bom! Assim nos diz Chalita em seu livro, “Educação, a solução está no afeto, pg. 85”: “ Viver com intensidade. Viver cada momento. Amar. Amar ao outro, amar a si mesmo. Demonstrar esse amor com gesto de afeto, de entrega, de partilha. A vida perde sentido se não é entusiasmada, animada por uma paixão”.