Coletânea - 2º Período D - Os sentidos

Os sentidos
 
Você já reparou quantas coisas diferentes nosso corpo é capaz de fazer? Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, e sentindo sabores. Nosso corpo pode fazer diversas coisas que uma máquina não é capaz de fazer. 
Nós seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, nos quais recebemos informações importantes sobre o ambiente através deles: audição, olfato, paladar, tato e visão.  
As crianças do 2º período ‘’D’’, tiveram uma tarde diferente, conhecendo e vivenciando diversas experiências por meio dos órgãos dos sentidos.
  Pelo tato, cada uma delas pode tocar e sentir algumas texturas como por exemplo, um bombril, uma esponja, uma lixa, um pedaço de algodão, assim como sensações de frio e calor ao tocar no chão gelado, e num copo com café quentinho.     
                      Pela audição captamos e ouvimos o som da voz dos amigos. Ao fecharmos os olhos, identificamos qual amigo estava falando naquele momento. Também percebemos os sons externos, como os carros na rua, o barulho da ambulância, e até o som da nossa própria respiração.
           Pela visão  as crianças foram convidadas a observarem as coisas à sua volta, percebendo cada detalhe, cada cor, bem como características dos amigos que estavam ao seu lado.
Pelo olfato identificamos os cheiros e os odores. 
           Pelo paladar sentimos os sabores, doce, amargo, azedo e salgado, por meio de experimentação de alguns alimentos, açúcar, sal, limão, café e chocolate.
As crianças adoraram esta atividade, pois aprenderam no lúdico, conceitos tão importantes do nosso dia a dia, e com certeza não esquecerão mais.