Coletânea - 1º Período A - Diversão e Brincadeiras

Data: 24/06/2013
Professora: Marley Maria Salfer Devigili
Série: 1º Período A
Colaboradora: Marisa 
 
                                                     Diversão e Brincadeiras
 
     Sabemos que as brincadeiras da infância nos permitem vivenciar muitas experiências, sentimentos, desejos e fantasias. Com alegria as crianças aprendem a conviver com outras crianças, a reconhecer o espaço, respeitando limites e o espaço do outro. 
O capítulo 4 do nosso livro didático traz como tema o resgate de algumas brincadeiras e dentre as brincadeiras apresentadas o grupo gostou mais da amarelinha, brincando com muito prazer. A amarelinha é um jogo muito antigo que foi introduzido pelos portugueses e está presente em quase todas as regiões do Brasil, a qual muda de nome conforme a região. As crianças acharam muito interessante essa descoberta, riram muito quando os convidei para brincar de macaca, como é chamado o jogo na Bahia. Esta brincadeira nos proporcionou o desenvolvimento da coordenação motora ampla e o equilíbrio, pulando com um pé só. O grupo compreendeu as regras com facilidade, coordenando a sua própria ação de pular e jogar a pedra no lugar certo. A matemática também esteve presente com a geometria e a sequência numérica.
 Após a brincadeira no pátio as crianças criaram a sua própria amarelinha com os blocos lógicos, relembrando as formas geométricas, em seguida a desenharam na folha e completaram com a sequência numérica. Para finalizar completaram a atividade do livro em que pintaram de amarelo as partes da amarelinha que aparecia os números 1,3,5, e da azul as partes com os números 2,4,6 conforme a legenda.       
Esta atividade foi muito produtiva, oferecendo ao grupo possibilidades variadas de aprendizagem. 
 
 
 
.