Coletânea de Atividades - 1º Período B - Números e quantidades

Coletânea Primeiro Período ”B”
Professora: Marley Maria Salfer Devigili
Colaboradora: Marisa
Data: 04/06/2013
 
Números e quantidades  
 
A criança interage com o meio ambiente através da inteligência, primeiro explora o local, manipulando objetos, materiais e brinquedos; depois passa a organizá-los e finalmente transformá-lo, elaborando seu conhecimento. Para formar indivíduos capazes de raciocinar com objetividade e coerência de pensamento oferecemos inúmeras oportunidades de experiências e contato com vários materiais. A criança vai construindo o seu pensamento através de atividades concretas, manipulando os objetos para mais tarde realizar as operações abstratas.       
Sabemos que os números fazem parte do nosso dia a dia e representam muito mais do que uma forma de medir ou quantificar o que existe em nosso redor. Ao se deparar com o sistema de numeração em diferentes contextos as crianças se sentem desafiadas a aprender a desenvolver o seu próprio pensamento e produzir conhecimentos a respeito. Desta forma, brincando, cantando e contando as crianças do primeiro período “B” conheceram  a sequência numérica de 0 a10, bem como a relação dos números com a quantidade. Trabalhando em pequenos grupos as crianças classificaram grampos de roupa pela cor e quantidade correspondente ao número que cada grupo recebeu e juntos montaram a sequência numérica que ficará exposta na sala de aula. Para internalizar esta nova aprendizagem o grupo ouviu a história “Os Pingos e os Números”.   
Foi uma atividade muito interessante, o grupo participou com muito entusiasmo,  pois vivenciaram momentos de novas experiências e muita alegria.