Coletânea de Atividades - 2º Periodo B - Assim eu sou: minhas medidas

Professora: Rosilene Antunes
Turma: 2º período ‘’ B’’
 
 Assim eu sou: minhas medidas
A construção dos números pela criança é a base para a ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. 
O desenvolvimento da noção de número depende das  experiências que são vividas pela criança. Nossa sala de aula é um ambiente permanente de busca e descoberta, tendo uma grande variedade de materiais que usamos para a construção do ambiente matematizador. Dentre eles, destacamos algumas situações para descrever esta atividade.
Brincamos diversas vezes com as nossas medidas, interagindo uns com os outros, percebendo quem é maior e quem é menor, foi sensacional. As crianças percebiam gradativamente e faziam sozinhas suas comparações, no final registramos com auxílio da fita métrica quanto cada criança mede. 
O número do calçado veio em seguida, foi divertida esta brincadeira, cada um pôde observar, comparar e registrar o número correspondente ao tamanho do seu pé em um sapato feito de papel e pintado por eles. 
Quando utilizamos a balança para identificarmos o número referente ao peso de cada um foi muito interessante a comparação que as crianças fizeram, pois perceberam o quanto que a gente pesa quando sobe na balança, assim registramos o peso em uma balança também feita de papel.
Ao propor essa atividade, nosso objetivo maior foi de mostrar às crianças que existem números para representar o nosso cotidiano, e que a matemática está em tudo ao nosso redor.