Coletânea de Atividades - 1º Ano F - Releitura da obra de arte “o Alfabeto”

Turma: 1º Ano “F”
Professora: Sonia Gouveia
Colaboradora: Soeli
 
         Sabemos que toda criança desde muito pequena adora mexer com tintas. A arte é muito importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos.  Diante disso, apresentamos para as crianças um artista plástico que retratou em uma de suas obras as letras do alfabeto.
         Paul Klee foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o expressionismo, cubismo, e surrealismo. Ele foi um estudante do orientalismo. Klee era um desenhista nato que realizou experimentos e, consequentemente, dominou a teoria das cores. 
“ A cor tomou posse de mim; A cor e eu somos um. Eu sou um pintor”.  
Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais e sua musicalidade. 
         Levamos para a sala de aula o data show com fotos do artista, sua biografia, algumas obras de arte, principalmente  “O alfabeto”. Em seguida, propus que fizéssemos a releitura dessa obra de arte com tantas letrinhas. Foi muito divertido ver nossos pequenos artistas com tanto talento criando suas próprias obras de arte!   Acreditamos que os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a infinita capacidade de aprender e de ensinar.