Coletânea de Atividades - 1º Ano D - Aprendendo através das frutas

Professora: Elisabete 
Colaboradora: Soeli
Série: 1º ano “D”
Atividade: Aprendendo através das frutas
 
 As frutas fazem parte do cardápio diário das pessoas, sendo indispensáveis para quem quer uma alimentação saudável. E as crianças desde muito cedo já são estimuladas a comê-las diariamente.  
Para enfatizar a importância dos benefícios das frutas na vida das crianças, elaboramos uma atividade que envolvesse o interesse, a curiosidade, a aquisição de novas experiências, e principalmente, a participação ativa delas no processo da aprendizagem. 
Para isso, preparamos uma deliciosa salada de frutas, explorando cada uma em seu aspecto, cheiro, sabor, textura, entre outros. Para uma aprendizagem mais significativa, cada criança escolheu uma fruta para picar, demonstrando suas preferências e suas habilidades motoras. Depois de tudo pronto chegou a grande hora, a da degustação. Estavam ansiosas e curiosas para saber o resultado, ou seja, o gosto da grande salada. E foi um sucesso! A maioria repetiu diversas vezes, dizendo: “QUE DELÍCIA!”.
 Para finalizar escreveram no caderno de atividades o nome das frutas utilizadas na salada, explorando-as e escrevendo-as do seu melhor jeito. Foi outro sucesso!  Nessa atividade cada criança pôde demonstrar sua evolução, sua capacidade, e seu amadurecimento. Parabéns crianças! Com certeza todos nós aprendemos muito.
Enfim, uma aprendizagem é considerada significativa quando a criança consegue relacionar o que já sabe ao novo conteúdo proposto, absorvendo as informações, ou seja, internalizando o que aprendeu. 
"Ensinar sem levar em conta o que a criança já sabe, é um esforço vão, pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar". Pode-se preparar a melhor atividade, mas é a criança que determina se houve ou não a compreensão do tema. "De nada adianta desenvolver uma aula divertida se ela for encaminhada de forma automática, sem possibilitar a reflexão e a negociação de significados” (AUSUBEL,  David Paul).