Coletânea de Atividades - 1º Ano B - Argila: uma maneira prazerosa de fazer arte

Tema: Releitura da obra de Juarez Machado
Professora: Ana Paula de Rezende Costa Bett
Turma: 1° ano “B”
 
                                      Argila: uma maneira prazerosa de fazer arte
 
Ao escrever histórias, fazer desenhos ou atividades manuais, a criança transmite na atividade tudo o que pensa, sente e muitas vezes, até o que sonha. Seus anseios, suas frustações, seus medos e também suas vitórias. É claro, que tudo isso está coberto por sentimentos. 
Dessa maneira, não podia ser diferente com as crianças do 1º ano. Ao manusearem  a argila, conforme a professora orientava, elas mudavam a sua fisionomia. Pois, ao pedir para que eles pensassem em tudo que os deixavam tristes, seu semblante era diferente de quando a professora pedia para que eles pensassem em coisas que os deixavam felizes.
Assim, após ficarem com os olhos fechados para refletirem sobre os seus sentimentos, família e amigos, cada criança pode abrir os olhos e deixar a sua imaginação e a criatividade surgir, de modo que criaram lindos objetos. Assim, sucessivamente depois que eles criaram, esperaram alguns dias para que a argila secasse e pudessem colorir com tinta guache e levar as obras para casa. Todos demonstraram muito carinho e entusiasmo pela atividade, visto que se dedicaram ao máximo para o maravilhoso resultado.