Coletânea de Atividades - 1º Período B - Contando com os dedinhos

Coletânea: Primeiro Período ”B”
Data: 16/04/2013
Professora: Marley Maria Salfer Devigili
Colaboradora: Marisa 
Título: Contando com os dedinhos  
  
 
Começamos o trabalho de desenvolvimento do senso matemático das crianças referente à contagem sequenciada utilizando inicialmente os dedos das mãos,  desenvolvendo assim atividades que exijam o corpo em ação e a reflexão dos movimentos utilizados. Desta forma, foi contando os dedinhos das mãos que primeiramente trabalhamos a idade das crianças. Em seguida, cada uma representou a sua contagem com material concreto, utilizando a quantidade correta de palitos de picolé. O grupo também visualizou a ficha com o numeral correspondente a sua idade, bem como fez a tentativa de escrita.   
Para finalizar, cada um desenhou o seu bolinho de aniversário no chão do pátio com giz de quadro e representou a sua idade com pequenos riscos ou com o número correspondente. As crianças se divertiram muito, o grupo participou animado desenhando no chão e depois apagando com o pano molhado.       
 
Os números estão presentes no cotidiano, e servem para memorizar quantidades, para identificar algo, antecipar resultados, contar, numerar, medir, operar. Alguns desses usos são familiares às crianças desde pequenas e outros nem tanto. (Referencial Curricular Nacional. p. 220.)