A Sopa de Letrinhas - 1º ano “D”

A culinária é uma ótima atividade para envolver as crianças, assim como de estimulá-las a degustarem aquilo que estão fazendo. A sopa fez parte do projeto “O Boneco no Mundo das Letras e das Palavras”, que tem como objetivo, através de diferentes atividades, desenvolver de maneira lúdica o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita.
Iniciamos primeiramente com um vídeo, cujo filme tinha como tema a “Sopa de Palavras”, do Coelho Sabido, dando origem a nossa sopa. Cada criança colaborou com um mantimento, que pode ser manuseado durante o processo de preparação da culinária. Foi um momento de grande expectativa e euforia, pois todas estavam muito curiosas e cheias de vontade de participar. Quando a sopa finalmente ficou pronta, e servida, elas começaram a procurar as letrinhas... Foi muito legal, divertido e contagiante! Lá estavam elas, disputando quem encontrava mais letras, e ao mesmo tempo saboreando o prato elaborado, que algumas repetiram diversas vezes.
Enfim, nosso objetivo foi alcançado: a sopa foi um sucesso! Acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem para a alfabetização deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas por meio de uma linguagem natural e real, aguçando a curiosidade e o interesse das crianças, permitindo momentos de prazer, reflexão e interação.
 
Professora: Elisabete Kohn
Colaboradora: Juliane