Primeiro Período ”C” - Diversões do Folclore

Era uma vez... Pronto!  A magia está solta pelo ar. Uma expressão mágica que ao pronunciá-la tudo se transforma. Foi assim que aconteceu quando comecei a narrar as lendas do nosso rico folclore brasileiro. As crianças ficaram empolgadas, atentas e muito curiosas para saber o que acontecia com os personagens, como a sereia, o curupira e o velho conhecido saci que sempre alegra as crianças com suas traquinagens.
Para resgatar todas essas lendas assistimos um vídeo do Sítio do Picapau  Amarelo, uma obra antológica  da Literatura Brasileira infantil que encantou as crianças e foram relembradas na nossa sala pelos fantoches da turma do sítio que o Bruno trouxe para brincar no dia do brinquedo. Foi muito divertido.
Outra lenda que encantou o grupo foi a Boitatá, que como disseram as crianças tem nome de boi mais é uma cobra. Ficaram interessados no fogo mágico que cobre o seu corpo, porque segundo a lenda não queima a mata e não apaga na água, só assusta as pessoas malvadas que incendeiam a mata. Devido a curiosidade do grupo resolvemos confeccioná-la utilizando meia de nylon e bolas de papel para preencher o seu corpo. Todos trabalharam muito e para finalizar fizeram à língua, os olhos e o fogo com recorte e colagem. A professora ajudou a colar com cola quente. Depois foi só brincar e inventar muitas histórias com outros personagens do folclore.
 
CONTAMOS COM VOCÊ PARA QUE O FOLCLORE SEMPRE VIVA NA NOSSA IMAGINAÇÃO.
 
Coletânea
Data: 04/08/2012
Professora: Marley Maria Salfer Devigili
Colaboradora: Marisa