Semana do folclore - Maternal II A

A semana do Folclore para a turma do Maternal II A, foi muito enriquecedora em três eixos importantes do currículo para educação infantil: desenvolvimento da linguagem oral escrita, movimento e expressividade e conhecimento de mundo.
Em todas as aulas o grupo pôde se desafiar na pronúncia de parlendas e trava-línguas, conhecer e recontar lendas folclóricas, descobrir brinquedos e brincadeiras que existem desde o tempo da vovó, como peteca e batata-quente.
Duas lendas deixaram as crianças mais curiosas: O Saci-Pererê e o Boi-de-Mamão. A primeira gerou muita inquietação por parte das crianças, foi impossível entender porque este menino era tão sapeca, ficaram surpresos quando o Saci esteve em nossa sala, deixando tudo bagunçado! Só então puderam compreender, quando a lenda aconselhava, que o único jeito de mantê-lo distante das traquinagens era prendendo-o numa uma garrafa.
Uma grande alegria foi receber o Boi-de-Mamão, a turma pôde brincar, dançar e cantar com ele. Ficaram encantados que um personagem da história estava na companhia deles.
Quando a semana terminou, recebemos a turma do 1º período para socializar todas as novas descobertas e ainda os presenteamos com uma peteca.
Com todas as propostas vinculadas ao currículo da educação infantil, realizamos o objetivo de que todos tivessem a oportunidade de iniciar a compreensão que o Folclore é toda a manifestação cultural de um país e que, principalmente, passa de geração em geração.
 
(22 de agosto dia do Folclore Brasileiro)
 
Professora: Cíntia.
Colaboradora: Camila.