Coletânea de atividades - 1º Ano D - Brincando de Detetive

Cliente    : CEMA
Data       : 15/8/2012
Enviado por: Magali
E-mail     : magali@machadodeassis.com.br
Nome       : 
Descritivo : Texto e Fotos
 
 
 
 
Neste segundo semestre continuaremos a participar do jogo dos Cinco Portais dos livros didáticos da Rede Pitágoras, que estão novamente repletos de desafios, que deverão ser solucionados pelas crianças para descobrirem o segredo da leitura e da escrita. Porém, as personagens principais deste enredo estão desaparecidas, e só o Pirata da Ilha da Tartaruga sabe onde elas se encontram. 
Ao retornarem das férias explicamos às crianças que Pedro, Mariana, Ana e Rafael, continuavam desaparecidos, e junto com eles os livros didáticos do segundo semestre. Nesse momento, de um modo geral, todas concluíram que o responsável por tudo era o Pirata. 
A partir disso começaram a fazer investigações e a procurar pistas. Foi sensacional!!! Em todos os lugares que iam coletavam informações e objetos que poderiam ajudar a desvendar os mistérios. A cada dia que passava ficavam mais curiosos, até que, na biblioteca, acharam um mapa. ”Foi o Pirata!! Gritaram com euforia”. E ao abri-lo chegaram à conclusão de que era um mapa de tesouro, começaram a decifrá-lo e a procurar as pistas. De acordo com o mapa havia cinco pistas, portanto, precisavam tomar algumas providências, começaram dividindo a turma em grupos, em seguida a procurá-las. A todo o momento era uma alegria, vibravam e liam as pistas para o grande grupo, até chegarem ao tesouro: Foi aquela festa!
Esta brincadeira possibilitou várias aprendizagens, estimulou a fantasia e a imaginação, criando muitas expectativas e curiosidades em relação aos novos livros, contribuindo de maneira lúdica para o desenvolvimento da leitura e da escrita.           
 
Professora: Elisabete Kohn
Colaboradoras: Juliane e Osmarete
Série: 1º ano “D”