Geleca e Meleca - 1º Período A

O cheirinho da pipoca, o gosto dos alimentos, o som que ouvimos da quadra, a textura dos brinquedos e materiais que compartilhamos, os amigos queridos que vemos todos os dias. São muitas sensações ao mesmo tempo e nós só conseguimos captá-las através dos órgãos dos sentidos, que nos ajudam a perceber o mundo em que vivemos e são essenciais para a maioria das tarefas que realizamos. 
Em nosso projeto de estudo “Da cabeça aos pés” o grupo aprendeu um pouco sobre cada um dos cinco sentidos, vivenciando várias experiências. Uma delas foi a Caixa Surpresa com vários objetos de texturas diferentes. 
Quando conversamos sobre o tato, as crianças precisavam adivinhar qual era o objeto sem utilizar a visão, apenas as mãos. Foi bem interessante, quando pegaram no bombril e na lixa muitos não gostaram. Outros preferiram os objetos mais macios. 
Completando a atividade brincamos de GELECA E MELECA, foi muito divertido sentir na mesa a textura da tinta misturada com cola e casca de arroz, lambuzando as mãos bem à vontade. 
Para guardar a lembrança desta atividade tão empolgante colocamos a folha sobre a geleca registrando o desenho que ficou na mesa. 
 
“As mãos são como laços de fitas feitas para acariciar, com elas podemos sentir o calor de um abraço. Juntinhas em forma de laço as mãozinhas são os órgãos do tato”    
 
Professora: Marley
Colaboradora: Marisa