Coletânea de atividades - 2º Período C - Vitória régia

As crianças do 2º período ‘’c’’, estão trabalhando o projeto“Amazônia, terra de todos nós’’. Nosso o objetivo foi de conhecer a Amazônia através da sua biodiversidade de fauna e flora, compreendendo a importância e a necessidade de preservação do meio ambiente e da cultura.
O nosso fio condutor do projeto foi a lenda da Vitória Régia por ser uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani.

Conta a lenda, que uma jovem índia da tribo Tupi-Guarani, chamada Naiá, queria muito ser estrela. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas para serem transformadas em estrelas, e para isso, procurava alcançar a lua, escalando colinas e mais colinas, sem contudo, poder alcançá-la. Uma noite, vendo a lua refletida nas águas de um lago, atirou-se nele para nunca mais voltar. A lua, condoída da jovem índia, transformou seu corpo numa formosa planta que é a exótica Vitória Régia (estrela das águas) , cujo perfume recorda os longos cabelos da bela índia.

A crianças se encantaram com esta lenda e por isso foram convidadas a construírem uma vitória régia com prato de papelão, tinta, muita criatividade e alegria.
Ficaram lindas, e elas ficaram expostas em nossa sala no cantinho da “Amazônia terra de todos nós”.
 

Professora: Laiza Francine Schneider