Espetinho de frutas - Maternal II B

Sabe-se o quanto é importante as crianças praticarem o hábito de ter uma alimentação saudável, porém nem sempre é fácil fazer com que as crianças experimentem esses alimentos. Pensando assim iniciei essa atividade questionando-os, se gostavam de comer frutas; alguns afirmaram, porém a maioria fez carinha feia, então propus a eles que fizéssemos uma culinária: "Espetinho de frutas".
As crianças foram aos poucos identificando as frutas maçã, banana, pêra, uva, morango.., falaram sobre suas formas e cores, depois desenvolveram toda parte sensorial tocando e sentindo o cheirinho da fruta. 
Conversamos então que as frutas devem fazer parte diariamente de nossas refeições, que possuem muitas vitaminas que nos dão energia para crescer e ficar fortes. Todos ficaram muito interessados e alguns pontuaram: "-Eu vou comer tudo pra ficar bem fortão!"
A partir daí valeu apertar, esmagar e provar tudo o que estava ao alcance das mãozinhas tão inquietas para preparação da culinária. Então receberam espetinhos de madeira e as frutas devidamente cortadas, na execução muito exercício de motricidade fina para fazer o encaixe da fruta no palitinho. Para finalizar um pouco de chocolate em cima da fruta deixando tudo mais atraente aos olhos dos pequenos.
As crianças acabaram percebendo que as frutas podem ser tão gostosas, ou melhores, que qualquer biscoito doce ou guloseima e não pensaram duas vezes na hora de experimentar!
"-Uuhhmmm que gostoso!"
 
Professora: Mariana Aparecida de Mira
Colaboradora: Daniela Serafim Bueno