Geometria com alegria - 1º ano “D”

Trabalhar com geometria ésempre muito prazerosoe instigante para as crianças, pois além de desenvolver o raciocínio e a percepção, as formas geométricas fazem parte de seu universo, ou seja, estão em toda parte, no seu cotidiano.
As atividades deram início com a exploração do conhecimento prévio, em seguida com o material concreto, deixando-as brincar livremente, criando variadas construções. Posteriormente realizamos algumas problematizações oferecidas pelo livro didático, as quais permitiramque as crianças estabelecessem características em relação aos objetos e as figuras apresentadas, fazendo uma analogia entre as formas e o meio em que vivemos.Para que pudessem colocar em prática a aquisição do conhecimento e da capacidade espacial, elaboramos uma atividade com este objetivo, deixando livre aexpressão, a criatividade e a organização do trabalho. 
Durante o processo do estudo da geometria, concluímos que, a participação de sessões de análise e reflexãoé de grande importância, pois só assim as crianças conseguem alcançar novas produções. Enfim, os trabalhos superaram as expectativas, demonstrando avanços significativos na construção dos seus conhecimentos,evidenciando muita criatividade e muitos detalhes.
 
Professora: Elisabete Kohn