Tapete Sensorial - Maternal I B

Os sentidos constituem um conjunto de funções que proporcionam à criança uma relação com o meio.  Segundo Santos ( 2002, p. 105) “...é importante que a criança tenha contato com diversos materiais de diferentes formas, tamanhos, texturas e cores, para que ela possa, com a devida segurança manipular, acariciar, apalpar, sugar, morder, lançar ao solo, extrair sons, enfim, explorar múltiplas possibilidades de ação sobre o mundo que a cerca, descobrindo-se, ao mesmo tempo em que descobre as possibilidades de ação sobre os objetos”.
     Partindo desse pressuposto é que surgiu a ideia de confeccionarmos um tapete sensorial.  Trouxemos materiais diversificados como, tecidos de diferentes texturas, pedacinhos de madeira, disco de vinil, papel celofane, EVA, legos e tampas pet coloridas.
     As crianças foram sentindo cada material antes de serem colados no TNT, e quando o tapete ficou pronto, puderam se deliciar com as diferentes texturas. Passaram as mãos, andaram descalças, engatinharam, e perceberam as diferenças  de cores, tamanhos, formatos e texturas. Foi um momento muito rico e gostoso!